domingo, 8 de setembro de 2013

Tecnologia Assistiva: Prancha Livre de Comunicação

Comunicação Aumentativa e Alternativa – CAA

A Comunicação Aumentativa e Alternativa – CAA é uma área da Tecnologia Assistiva - TA que  objetiva estabelecer uma comunicação rápida e eficiente, ampliando as oportunidades de interação dos sujeitos que não possuem fala e ou escrita funcional em função de incapacidade ou distúrbio severo de comunicação.
Sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa – SCAA compreendem os recursos, as estratégias e as técnicas que amparam os modos de comunicação existentes (fala reduzida e pouco inteligível) ou substituem a fala.
Os recursos podem ser divididos em duas categorias, uma que não requer auxílio externo (sinais manuais, gestos, apontar, piscar de olhos, sorrir, vocalizar) e outra que necessita de auxílio externo de baixa tecnologia (objeto real, miniatura, retrato, símbolo gráfico, letras e palavras) ou de alta tecnologia (vocalizadores, computadores/softwares).

Prancha Livre de Comunicação

Dentre os softwares gratuitos, há disponível para download a Prancha Livre de Comunicação - um software livre executável em ambiente Windows que foi desenvolvido pelo Laboratório de Engenharia de Reabilitação (LER) da PUCPR, cujo objetivo geral é ampliar o sistema de comunicação alternativa através de técnicas que permitam o menor desgaste possível, como: predição e antecipação de palavras e símbolos, sintetizador de voz, auto clique e varredura.

O Software Prancha Livre de Comunicação foi desenvolvido para automatizar o processo de comunicação alternativo, fornecendo facilidades de uso através do computador.  Segundo os autores, a simbologia contida na prancha foi desenvolvida especialmente para esse fim, sendo permitida para uso geral.


7 comentários:

  1. Olá Priscila,
    Em minha opinião, essas pranchas são realmente muito prática na vida do aluno com deficiência, são muitas alternativas que se abrem para a comunicação e consequentemente o desenvolvimento do aluno.
    Abçs,
    Márcia

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  2. Priscila
    Eu também escolhi a prancha de comunicação, por acha necessárias, objetivas e de fácil acesso, por poder ser feita também com materiais de baixo custo e sucatas. Ela pode ser usada em diversas atividades com todos os alunos. São classificadas com modalidade da TA.
    Schirmer diz que o ''objetivo da CAA é tornar o sujeito com distúrbio de comunicação o mais independente e competente possível em suas situações comunicativas, podendo assim ampliar suas oportunidades de interação com os outros, na escola e na comunidade
    em geral.

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  3. Priscila

    As varias modalidades de pranchas de comunicação é um meio tecnológico que torna avida da pessoa com deficiência que não consegue se comunicar mais fácil,esta favorece nas atividades do cotidiano e oportuniza o aluno deficiente, ser incluído na escola regular e participar das atividades com os demais alunos e ter uma interação professor aluno.Eu gostei da sua escolha de recurso de tecnologia assistiva,que como o nome já diz torna livre a comunicação da pessoa com deficiência que não pode usar a comunicação convencional.

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  4. Percebemos que a comunicação alternativa é uma invenção e estratégia importante no dia a dia das pessoas que possuem limitação na comunicação, como também para os que estão ao seu redor, no entanto, é uma pena detectar ser algo pouco conhecido pelos professores das salas regulares, pouco conhecido e utilizado, quase não se vê; e o maior questionamento deles, normalmente, é como lidar, ensinar a um aluno que não consegue me dizer o que aprendeu, se entendeu o que eu disse? Quando há o conhecimento poucos interessam-se em construir as pranchas que corresponda ao aluno e assuntos que sejam necessários. Tais recursos deveriam ser mais divulgados, e cursos deveriam existir em uma proporção maior para todos os professores, defendo a ideia de que os cursos de Educação Especial seja oferecido a todos os professores do município, por conta dessa problemática, não adianta apenas o professor da SRM saber utilizar determinados recursos e o da sala regular não saber e não ter sido despertado para tal conhecimento, enquanto não se pensar nessa possibilidade, a inclusão não existirá, o professor da SRM é uma formiguinha, quem passa a maior parte do tempo com o aluno é aquele que está na sala regular, e para este, nada é pensado.

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  5. Paulina!
    Comungo com você quando traz a ideia que todos os professores deveriam se apropriar desses conhecimentos, pois só a partir dos estudos é que o professor da sala regular vai entender o trabalho que estará sendo desenvolvido na SRM, entenderá as deficiências e como você bem ressalta será despertado e só assim teremos de trabalhar para uma verdadeira inclusão.

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  6. OLÁ PAULINHA!
    Você foi feliz em postar esta baixa tecnologia, na qual todos os professores deveriam inserir no seu programa de desenvolvimento e de suas práticas pedagógicas.

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  7. Muito bom o seu trabalho sobre Tecnologia Assistiva. Gostei da fundamentação teórica, como também do recurso de comunicação . Gostei muito de sua escolha, recursos pedagógicos de baixa tecnologia são muito importantes, visto que atividades próprias da rotina escolar são desafiadores para nossos alunos com deficiência física. A produção de recursos e exemplos de soluções simples tornam-se mais importante ainda quando sabemos que muitos recursos e alternativas disponíveis são muito caros.
    Parabéns!

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