terça-feira, 21 de maio de 2013

Pesquisa sobre Educação Especial - sugestão de leitura

No texto que sugiro, os autores ponderam, sucintamente, acerca dos aspectos legais relativos à educação inclusiva e ao AEE; tratam da tecnologia assistiva , discorrendo sobre as modalidades nas quais é classificada; abordam a comunicação suplementar e/ ou alternativa (CSA), exemplificando com o Sistema Bliss3 e o Picture Communication System (PCS); apresentam, brevemente, softwares - alguns gratuitos - que podem ser utilizados como recurso no AEE; e, finalmente, relatam cinco atendimentos realizados que contribuíram para inclusão e melhoria da qualidade de vida de alunos com deficiência.

Trata-se de uma leitura que amplia nossa reflexão acerca do papel do AEE para além de recursos e acessibilidade, mas também no sentido de intervenções em tempo e espaço privilegiados que visem o aprendizado e o desenvolvimento do aluno.

FLAUZINO, R.O.S.; RODRIGUES, C.S.; ZENHA, L. Atendimento educacional especializado: intervenção pedagógica com uso de tecnologias. Disponível em http://proex.pucminas.br/sociedadeinclusiva/Vseminario/Anais_V_Seminario/tecnologia/comu/ATENDIMENTO%20EDUCACIONAL%20ESPECIALIZADO%20INTERVENCAO%20PEDAGOGICA%20COM%20USO%20DE%20TECNOLOGIAS.pdfAcessado em: 11 de maio de 2013.

2 comentários:

  1. Oi, Priscila,
    Gostei muito do texto, e de fato o papel do AEE vai muito além dos recursos de acessibilidade, entendo como sendo um conjunto de ações. Por isso precisamos estar sempre refletindo sobre nosso papel docente, e mais ainda sobre nossa prática.

    Abs.

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  2. Olá Priscila, sua reflexão sobre o papel do AEE é bem pertinente. De fato é necessário pensar na intervenção, tempo e espaços adequados para desenvolver a aprendizagem do aluno! Neste sentidos, os textos sobre comunicação aumentativa trouxeram grande contribuição: apresentando diversos softwares gratuitos e fáceis de baixar, com uma gama enorme de atividades adequadas para o aluno com TEA.
    Segundo Mussilene de Araújo Candido (2012), crianças com autismo apresenta uma forma de pensar linear e, portanto, próximas da forma (linear de pensar) dos computadores. Logo a utilização de softwares e jogos pedagógicos adequados às especificidades, características e os fatores responsáveis pela aprendizagem da pessoa com TEA, são de extrema relevância. Por isso me identifiquei com a sua abordagem.

    Um abraço,

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